quinta-feira, março 23

Do ser e algumas definições

Da Literatura

Estive pensando muito sobre a literatura ultimamente, talvez tenha chegado a menos conclusões que antes e com certeza a menos conclusões que ela merece.Literatura palavrinha complicada, suave e ao mesmo tempo tão simples e com tanto peso.
O que é literatura?
Perguntinha sem vergonha nos colocada no primeiro ano da faculdade de Letras, não colocarei aqui uma definição de Terry Engleton ou de qualquer outro, não vem ao caso. Literatura é... literatura é...literetura é a...literatura é o que abrange tudo e todos os bem aventurados que se encantam e se entorpecem com as letrinhas embaralhadas num livro, num caderno, num monitor e outros lugares a magia colhida no campo leitura.Podemos também dizer que a literatura é tudo aquilo que o Aurelio escreveu, vejam se vocês lembram:
Literatura sf 1 Arte de compor trabalhos artísticos em prosa ou verso. 2 O conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época.Lembraram? Tinha certeza que isso refrescaria a memória e esclarecia muita coisa a respeito do que é literatura.
Pois bem Literatura para Claudio Rosa, antes de qualquer coisa é: Uma via, um caminho, uma Terapia, um desejo, uma angústia, um namoro, como namoro é um trabalho, é uma briga, um flerte eterno, um amor platônico, é puramente amor, É tudo, é estudo, e como todo amor também é nada, é madrugada, é poesia, é vida. É sobretudo um Sonho!

Do Teatro

Estive vivendo teatro ultimamente, talvez mais tempo que eu imaginava e com certeza menos tempo que eu preciso.Teatro.
O que é teatro?
Um bando de alienados? Um bando de garotos que pensam que são artistas? Pessoas que não querem saber de trabalhar e viver com o bom e do melhor? Pessoas que baixam o santo e fazem um personagem ali na frente de todo mundo?
Não.
Teatro é paixão intensa e como toda paixão é perigosa, há tantos devaneios e deslizes no Meio!O teatro tem sim tudo isso. Como várias profissões possuem seus desafetos, a Medicina os tem, o Direito os tem, Brasilia os tem e lá tem muito mais!Teatro por Aurélio:Teatro sm 1 Edifício onde se apresentam obras dramáticas , óperas, etc. 2 A Arte de representar. 3 Coleção de obras dramáticas dum autor, época ou nação.
Pois bem teatro por Claudio Rosa é: Outra via. Outro caminho. Paixão, intensidade. Teatro é trabalho, trabalho muito árduo. Teatro são pessoas dedicadas, teatro é união. Teatro é raça! Teatro é estudo. É vida. É vivo!

Do Encontro. Poetizar e dramaturgar.

O Encontro acontece em mim.
SÃO CAMINHOS PARALELOS, SÃO DUAS PARTES DE UM CLAUDIO ROSA !
São organismos que preciso para viver. Para me tornar vivo a cada dia, no que chamo de vida. São coisas independentes que sustentam minha sobrevivência, sem uma ter ligação com a outra e ao mesmo tempo ter todas. Sendo que a principal sou Eu. Ah... como é dificil sustentar duas casas, é desvairadamente prazeroso e trabalhoso. Estruturalmente é pratico, não poetizo dramaturgando e não dramaturgo poetizando! Essa é a Lei.

Do Claudio

Quero escrever e neste caminho como na vida, Amo. Amarei e desamarei inúmeros amores e não posso apagar, simplesmente apagar. Me apaixono. Me apaixonarei e desapaixonarei. Porque sou vivo! E como vivo sou sujeito a interferências, a amores, a paixões, a Aprendizados e não os negarei. Os acolherei.

Do Fim do texto

O começo.

1 Comments:

At 2:28 AM, Blogger Márcia Nestardo said...

Ele é intenso, apaixonante, viril.
Me deixa maluca, quando me roça a nuca com a barba malfeita...
O teatro.

Ela, não conheço muito bem. Claro que a vejo, invejo, admiro. Até guardo um desejo secreto, um flerte. Parece que ela nunca vai me notar...
A literatura.

Fugindo às convenções, prefiro olhar a minha volta, sorrir pra quem me faz bem e descobrir que graça a vida tem. Seja ele ou ela. Me entrego ao Amor e à Paixão me embriagando no mundo das palavras.

 

Postar um comentário

<< Home


Web Site Counter