quarta-feira, fevereiro 22

CNTP

O que vem a ser esta sigla "CNTP"?

Bem, em linguagem científica, quer dizer "Condições Normais de Temperatura e Pressão". E para que fim isso se aplica? Relembrando minhas aulas maravilhosas de física e química, toda vez que íamos testar alguma coisa, ou apenas reproduzir as experiências já manjadas do livro, o professor dizia: "Tenham certeza que estamos lidando com a CNTP, ok! Não mudem um dos fatores sequer, senão será uma outra experiência, teremos outros resultados. Alterando a Pressão, a água ferve a menos de 100 graus, alterando a temperatura, as moléculas agem de forma desordenada..."

E isso sempre me intrigou, sob outras condições, a física e a química são totalmente relativas, não podemos obter o resultado exato... é FLUTUANTE, como são minhas reflexões a cerca do mundo.

E são nesses caminhos de alteração das Condições Normais de Temperatura e Pressão que quero experimentar o Teatro, com suas flutuações de energia, variações de humor, descontrole de um sistema complexo, cheio de perspectivas e possibilidades.

Sintam-se num Laboratório, peguem os compostos químicos e alquímicos que necessitarem, tirem o pó dos microscópios e dos tubos de ensaios e comecem suas tentativas. Mas nunca se esqueçam, se alterarem a CNTP terão resultados impressionantes e inesperados.

3 Comments:

At 3:03 AM, Blogger Claudio Rosa said...

peguei uma idéia fugindo você quer ela épica ou classica?

temperada com william, ou com Brecht?

posso te dar uma pitada de beckett...

cozinhada por Peter brook

feita na melhor cozinha grotowskiniana.

 
At 4:42 AM, Blogger Márcia Nestardo said...

Sempre fui aluna de ciências, lógica e matemática. E também sempre participei de centro acadêmico, ensaiando uma atuação social e inteiração com o coletivo. Além de tirar notonas ainda fazia teatro.
Juntando o pacote todo, eu me achava inadequada. Nem de exatas, nem de humanas, ou sociais... Tudo junto? Não pode.
Hoje desencanei das definições. Amo a arte, desejo a humanidade de cada pequeno universo e continuo vendo a matemática de maneira apaixonada e poética. Bem resolvida com estas questões ainda me alegro e admiro, percebendo que as paixões disformes são mais freqüentes do que eu imaginava.

Sobre as CNTP... Jamais consegui executar um experimento, físico ou químico, com resultados 100% precisos. Jamais encenei a mesma peça duas vezes com o mesmo tesão ou a mesma resposta do público.
Aceito o desafio de estudar a complexidade dos sistemas. Vamos analisar as condições para o acontecimento cênico, e sempre que possível, aprender com as variáveis adicionais que transformam o fato teatral em pura magia.

Lindão o post.
Beijos.

 
At 7:02 PM, Blogger Johnny Kagyn said...

Bem, mas sabemos que as "Condições Normais de Temperatura e Pressão" são possiveis apenas em ambientes artificiais e controlados.
Portanto só nos restam os resulatdos impressionantes e inesperados.

 

Postar um comentário

<< Home


Web Site Counter